CASOS DE INTOLERÂNCIA RELIGIOSA TEM CRESCIDO NO BRASIL – DENUNCIE, DISQUE 100
Não importa a sua crença #AcrediteNoRespeito
#Disque100
Os casos de racismo religioso e de intolerância religiosa têm crescido no Brasil e precisam ser combatidos. Para isso, foi lançada a campanha “Não importa sua crença, Acredite no Respeito”, com o objetivo de valorizar a diversidade religiosa da sociedade brasileira.
A Mãe Lucília de Iemanjá, diretora espiritual do Terreiro do Pai Maneco (TPM), disse que a iniciativa é muito importante e que o problema da intolerância religiosa deve ser combatido firmemente.
“Eu digo para os filhos da corrente para que não aceitem o preconceito religioso. Que denunciem a intolerância religiosa. Só assim não teremos mais casos. Por isso, denunciem, isso é bom para todos, para a sociedade para a religião, para todo mundo”, disse ela.
PROGRAMA “FILHOS DO BRASIL”
O cantor e compositor Arlindo Cruz foi escolhido para ser o embaixador da campanha contra intolerância religiosa. Ele participa do programa “Filhos do Brasil”.
Para o músico, a maior religião de todo o Brasil é o bem. “Você pode ser do candomblé, da umbanda, crente, católico, messiânico, mas, acima de tudo, você tem de fazer o bem, e isso consiste em aceitar o próximo”, disse o músico.
CASOS AUMENTAM A CADA ANO
O Disque 100, canal da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos para registro de denúncias, contabilizou no ano passado o total de 556 denúncias de intolerância religiosa.
Há cinco anos, quando o serviço começou a registrar denúncias de discriminação por religião, foram contabilizados apenas 15 casos. Isso significa um aumento de 3.706% no período.
O ritmo de crescimento de denúncias deste tipo tem sido subido a cada ano. Somente em relação à 2014, foram registradas no ano passado 273% mais casos de violações em intolerância religiosa.
O disque-denúnica junto com a Ouvidoria Online e o Clique 100 realizaram 324.892 atendimentos em 2015, dos quais 42% se referiu ao registro de denúncias de violações de direitos humanos.
Mais de 270 mil atendimentos foram para encaminhar denúncias aos órgãos da rede de proteção integral de direitos humanos e aos sistemas de justiça. Com isso, o serviço recebeu a média de 376 denúncias por dia.
Saiba mais no site: brasil.gov.br/intolerancia-religiosa
Confira o vídeo abaixo e saiba mais sobre a campanha aqui:
Você precisa fazer log in para comentar.