ORIENTAÇÕES SOBRE AMALÁS
Com a colaboração do Matheus, Capitão da gira do Pai Bitty, deixamos algumas orientações relevantes para se ter cuidado no momento de fazer seu amalá, seja no Terreiro ou na natureza.
______________
Amalá consciente: orientações importantes
Ao realizar um Amalá, é fundamental que nossa fé caminhe junto com o respeito ao meio ambiente. A natureza é sagrada e merece todo o cuidado, afinal é dali que vem a energia que alimenta a nossa espiritualidade.
É comum que as pessoas perguntem sobre quais elementosdevem ser utilizados, enquanto a pergunta mais importante a se fazer é:
O que NÃO fazer ao realizar um Amalá?1. Não deixe roupas, tecidos, plásticos, garrafas de vidro, latas, etc.
Esses materiais poluem o ambiente e prejudicam a fauna e a flora. Em hipótese alguma, abandone resíduos no local.2. Não deixe resíduos orgânicos
Mesmo restos de alimentos podem desequilibrar o ecossistema e deixar o local sujo. Recolha tudo o que for usado. O acúmulo de oferendas, pode deixar as praias ou cachoeiras sujas.3. Não use mais do que o necessário
Menos é mais! A força do Amalá também está na fé, cuidado e no amor durante o preparo, e não na quantidade de materiais utilizados.4. Não sacrifique a natureza
Assim como não sacrificamos animais, também não devemos sacrificar a fauna e a flora local utilizando materiais poluentes.
Como cuidar da natureza durante o Amalá• Leve uma sacola e recolha o lixo
Além de recolher seus próprios resíduos, aproveite a oportunidade para recolher o lixo que os outros deixaram para trás. Esse é um ato de verdadeira virtude: deixar a energia da natureza mais limpa, fluida e livre de interferências negativas.• Utilize espaços cuidados
Sempre que possível, opte por realizar o Amalá no Jardim dos Orixás do Terreiro do Pai Maneco, onde há um cuidado especial com a coleta de resíduos.• Recolha os resíduos
No Jardim, na mata, cachoeira, praias ou bambuzais, limpe o local completamente após o ritual.• Cuide das velas
Aguarde a vela queimar totalmente, raspe a parafina e, se possível, recicle.
O uso de velas na mata ou em áreas naturais exige atenção para evitar incêndios, que podem causar grandes danos e até colocar vidas em risco. Escolha superfícies seguras, certifique-se de que a vela está posicionada em um local estável, longe de folhas secas, galhos ou materiais inflamáveis. Apague resíduos com cuidado e após o uso, garanta que restos de cera ou brasas estejam completamente frios.
Umbandistas como exemplo
Infelizmente, há preconceitos que nos associam à degradação do meio ambiente. Precisamos demonstrar que respeitamos a natureza. Ao limpar os locais que utilizamos, também tornamos esses espaços mais agradáveis para o público em geral.
O óbvio deve ser dito e repetido: transformar nossa relação com a natureza é um compromisso espiritual e social. Devemos ser exemplos de amor à natureza, combatendo o preconceito com atitudes responsáveis que mostrem nosso zelo pela natureza.
Consciência é amor
O básico é não poluir e respeitar o próximo, mas podemos ir além. Amar e cuidar da natureza faz parte de nossa prática espiritual. Cumpra seu papel, respeite as matas, cachoeiras, praias e todos os espaços sagrados. Pratique o bom senso e faça do seu Amalá um ato de fé e preservação.
Lembre-se, se você não limpar ou recolher, alguém terá que fazer isso por você!
Axé!
Mateus, de Oxóssi. Capitão na gira de 5º feira a tarde, do Pai Bitty de Ogum.
PS:
Amalás nas Ruas e/ou Estradas: Cuidados essenciais
Ao realizar um Amalá nas ruas, estradas ou outros espaços urbanos, é indispensável redobrar o cuidado para não poluir. Esses locais são frequentados por muitas pessoas e veículos, e os resíduos deixados podem prejudicar a mobilidade.
• Não bloqueie o caminho: Certifique-se de que o local escolhido não atrapalha a passagem de pedestres ou veículos.
• Recolha os resíduos: Mesmo restos de alimentos e materiais biodegradáveis devem ser retirados após o ritual. O objetivo é deixar o ambiente limpo e livre de qualquer impacto negativo.
• Evite locais de risco: Em áreas com grande movimento, escolha um lugar seguro para evitar acidentes.
Lembre-se de que nossas práticas espirituais também refletem nosso respeito pelos espaços compartilhados.
Você precisa fazer log in para comentar.