Retrospectiva 2019
JANEIRO
Mutirão de limpeza
Para iniciar as atividades de 2019, alguns médiuns fizeram um mutirão para pintura interna, limpeza das imagens do Jardim dos Orixás e dependências do Terreiro.
FEVEREIRO
Carnaval
Membros do Pai Maneco marcaram presença na avenida, em duas alas da Acadêmicos da Realeza.
Orquestra de Berimbau
Em fevereiro foi o primeiro encontro da Orquestra de Berimbau, curso permanente.
Encontro das Engomas
Também teve início em fevereiro e seguiu por todo a ano.
Brincantes Sete Ponteiras do Mar
Em fevereiro também ocorreu o primeiro encontro, do curso permanente, Brincantes Sete Ponteiras do Mar.
MARÇO
Curso da Mãe Jo de Oxum
O curso da Mãe Jo de Oxum foi destinado aos candidatos que pretendem participar de qualquer uma das giras da casa. Nesse primeiro módulo foi apresentada a Sociedade com sua direção material e espiritual, os espaços físicos e a devida utilização, as regras de convivência e a filosofia “Pés no Chão”.
Trabalho de Praia
O trabalho de praia do Terreiro Pai Maneco aconteceu na Associação Banestado da Praia de Leste.
O encontro, que se realiza há mais de 30 anos ininterruptamente, reuniu mais de mil pessoas nessa homenagem à Iemanjá.
ABRIL
Visita
O Terreiro do Pai Maneco recebeu a visita do grupo indígena Fulni-ô, do Estado de Pernambuco, com o objetivo de divulgar o artesanato e a medicina nativa da tribo.
Lançamento do livro Umbanda Pés no Chão
Obra organizada por médiuns da casa.
Curso do Pai Pequeno Robert de Ogum
O objetivo desse curso foi passar a importância de ser cambone, a responsabilidade e compromisso com o médium, entidade e com o terreiro.
MAIO
A importância da Mulher na sociedade
A Mãe Lucília de Iemanjá FOI uma das cinco painelistas do 4° Seminário Vida e Cidadania Umbandista, que nesse ano abordou o tema: O lugar da mulher é onde ela quiser: A importância da Mulher na Sociedade.
JUNHO
Bingo Junino
Em junho aconteceu o tradicional Bingo do Marreco, que nesse ano foi com o tema Festa Junina.
Curso com o Erveiro (Adriano Camargo)
No curso os participantes puderam aprender mais sobre o uso das ervas e plantas medicinais.
Visita
Recebemos a visita de alunos e professores do curso de português para estrangeiros do CELIN – UFPR.
JULHO
Sopão Curitiba
Em julho, o Terreiro Pai Maneco se tornou ponto de coleta de doações para o Sopão Curitiba, que é um projeto social, formado por um grupo de mais ou menos 200 voluntários, que prepara centenas de refeições todos os sábados e entrega no Viaduto Capanema, na Praça Santos Andrade e próximo à Praça Tiradentes.
AGOSTO
Umbandistas pela paz
Umbandistas se reuniram na Pedreira Paulo Leminski, num ato singelo pela paz.
Obrigação
Nesse mês aconteceu o ritual de Obrigação para os médiuns do Pai Maneco, que estão há mais de três anos dando consultas. O objetivo foi fazer com que os médiuns se sintam mais fortalecidos e comprometidos com a casa.
Na mídia
O Pai Renato de Oxóssi participou do Programa Vida Livre, da Rádio Cultura, abrindo esse novo canal de comunicação para o Terreiro.
SETEMBRO
3° Passeata Contra Intolerância Religiosa
O destaque de setembro foi a 3° Passeata Contra a Intolerância Religiosa, organizada pelo grupo Tambores do Paraná. O que motivou o evento foram os frequentes ataques às casas de religiões de matriz africana.
Setembro Amarelo: Espiritualidade e a Psiquiatria
Aconteceu no Pai Maneco uma palestra que abordará o tema: Espiritualidade e a Psiquiatria, que foi ministrada pelo psiquiatra, Dr. Álvaro Luiz Perrachi. O professor e coordenador da comissão de divulgação do Centro de Valorização da Vida (CVV), Antônio Carlos Vilela, falou sobre suicídio e o trabalho desenvolvido pela instituição.
Essa foi a primeira ação do grupo, que pretende realizar outras palestras com temas variados e relevantes para a sociedade.
Orquestra de Câmara da Cidade de Curitiba no Terreiro Pai Maneco
Depois de dez anos, a Orquestra de Câmara da Cidade de Curitiba se apresentou novamente no Terreiro Pai Maneco. A apresentação faz parte do programa Concerto nas Igrejas, que foi idealizado como parte das atividades de relacionamento com a comunidade e acontece desde 2002.
Audiência Pública – Intolerância religiosa
Aconteceu na Câmara Municipal de Curitiba a realização de audiência pública com o tema “A promoção do respeito inter-religioso e os desafios para o enfrentamento à intolerância religiosa”.
A iniciativa, do vereador Professor Euler, debateu políticas públicas contra o problema, que vem sendo enfrentado por terreiros de Curitiba.
OUTUBRO
Visita
O Terreiro Pai Maneco recebeu a visita dos artistas François Andes, desenhista francês e de Luis Gustavo Carvalho, pianista brasileiro.
Ambos foram recebidos pelo Pai Jussaro de Ogum e ficaram realmente muito encantados com a estrutura do Terreiro e com toda a ritualística de nossa religião, que ainda não conheciam.
Oficina de atabaque
O Pai Maneco recebeu Egbon Suel, de Salvador BA para ministrar a oficina.
Visita 2
Visita dos professores da Assistec.
Curso para Ogans
Também teve curso para os ogans com o professor Leandro.
Reforma
Nesse mês também foi finalizada a reforma dos anexos 1 e 2.
Oficina
O terreiro recebeu o grupo Jongo da Serrinha, do Rio de Janeiro para uma oficina.
NOVEMBRO
Trabalho de Mata
O Trabalho de Mata do Terreiro Pai Maneco foi o destaque de novembro. O evento, que foi realizado na Pousada Querência da Serra, em Morretes, conectou toda a corrente com a natureza, além de integrar os médiuns de todas as giras.
Curso de Iniciação ao Tarô Clássico
Foi um sucesso o primeiro módulo do Curso de Iniciação ao Tarô Clássico, ministrado pelo Pai Bitty de Ogum e Édipo Azaro.
No encontro foi abordado a tarologia dos Arcanos Maiores. A origem, historicidade, mitos e fatos históricos, deste o surgimento material na renascença passando pelos mestres da Golden Dawn, que influenciaram a cultura mística entre 1888 até os dias atuais, principalmente, os Beatles, Led Zepelim, Raul Seixas, a Sociedade Alternativa, entre outros.
Umbanda nas Escolas
Fomos no Colégio Estadual Ambrósio Bibi para falar sobre a Umbanda para os alunos e professores.
DEZEMBRO
18ª Não Bata a Cabeça à Toa
O destaque de dezembro foi a 18ª Não Bata a Cabeça à Toa, que reuniu milhares de pessoas, em dois dias de evento.
Girão
O Girão encerrou os trabalhos espirituais de 2019, do Terreiro Pai Maneco, com visita de dirigentes de outras casas.
Você precisa fazer log in para comentar.